Por que o silêncio é importante?

De repente todo mundo começa a falar. Todos ao mesmo tempo. Quem escutar? Quem ignorar? Não sei ao certo, por isso prefiro o silêncio.

Quando alguém diz algo sobre algum assunto, não está buscando uma explicação, e sim expondo sua opinião. Quem fala está querendo mostrar que está certo, tendo ou não bons argumentos. Quem escuta, está tentando aprender algo, mas muitas vezes não consegue, porque cada um fala a sua verdade, mesmo sendo inverdade.

Acreditamos nos jornais, nas revistas, na televisão, no rádio, nas pessoas, porque eles e elas estão sempre falando algo, dando a sua opinião, rasa ou profunda, sobre tudo na vida. Escutamos atentos, outras vezes não. Mas quem fala nunca para, nunca sente sede, fala tanto que até esquece o que estava falando.

Dizem que quando estamos em silêncio é porque estamos conversando com a nossa alma ou nosso coração. Mas se você disser isso a alguém, logo essa pessoa vai tentar te convencer falando que a alma não existe, ou que ela existe e que só o corpo morre, ou que seu coração é do tamanho da sua mão fechada, ou que a atividade física faz bem ao coração.

É por isso que prefiro o silêncio. Porque quando você fala alguma coisa, alguém logo vem despejando em você tudo o que sabe, ou acha que sabe. Se você fala sobre futebol, vem dizer para qual time torce, se você fala sobre educação, vai dizer que conhece alguém que é rico sem ter estudado. Se você fala sobre amor, vai dizer que não acredita ou que ama muito alguém.

Gosto menos dos números que das palavras. Os números estão preocupados em mostrar resultados, já as palavras querem nos convencer de algo, por isso vou sempre escolher o silêncio. Quando estamos quietos, recolhidos com o nosso eu, nos tornamos silenciosos para ouvir o que passa ao nosso redor. Só conseguimos pensar em silêncio, e a reflexão só vai acontecer se ele (o silêncio) estiver presente.

No mercado e na vida todo mundo quer vender algo. Uns querem vender o seu produto, outros querem vender a sua verdade. E como sabemos que a verdade não existe, então o que querem nos vender são as suas crenças.

Quando aprendermos a viver em silêncio, as nossas conquistas serão maiores e melhores, assim como os nossos relacionamentos. Silenciar também indica escutar o outro, quando o outro tem algo importante a dizer. Ao nos silenciarmos, talvez não escutaremos a voz do nosso coração ou da nossa alma, mas certamente compreenderemos que toda conquista, apesar de ser reconhecida externamente,  só pode ser alcançada no silêncio que habita dentro de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: