O que é pseudo é falso, enganoso. Então, se digo que a felicidade é falsa, fomos enganados? Se não, onde está a verdadeira felicidade?
Quando uma pessoa posta em suas redes sociais uma foto, na qual está sorrindo, rodeada por amigos e familiares, subentende-se que ela esteja feliz. Certo? Errado. Para início de conversa, a percepção de quem vê a foto é uma e a da pessoa que postou pode ser outra, ou pode ser a mesma que a sua, mas somente ela sabe a resposta.
No momento em que alguém diz pra você, vou tirar uma foto ou vamos fazer uma selfie, sua primeira reação é sorrir, correto? Você faz cara de paisagem, dá uma forçada no sorriso e finaliza com uma pose. Pronto! Foto tirada, você já pode voltar ao seu normal, que pode ser o de uma pessoa feliz ou infeliz.
Ao acessar seu Instagram, por exemplo, você vê uma foto de alguém e pensa: “Que legal! Todo mundo feliz! Queria ser assim também…”. Aí bate uma certa tristeza, que pode estar acompanhada da inveja, ou seja, a tristeza em ver alguém feliz, ou simplesmente um rápido estado de melancolia, que em casos mais graves e longos pode virar uma depressão.
Mas por que essa cena incomodou ou incomoda tanto no dia a dia? Será que todos nós sofremos do mal da inveja? Por que queremos estar no lugar do outro? Será que a vida do outro é tão boa assim?
Para essas e outras tantas perguntas, existe uma única resposta. “Porque eu preciso me conhecer”. No momento em que eu busco essas e outras respostas dentro de mim, as explicações começam a se tornar cristalinas. Se estou infeliz, o motivo só eu sei, mas talvez não queira aceitá-lo. A culpa, se é que há culpados, não é da pessoa que está publicando seus momentos, não é do mundo que está confabulando contra mim, ela é minha, porque estou fugindo de mim mesmo, escondendo-me atrás dos meus medos e angústias.
Nem sempre o que está na internet é real. E não importa que seja, porque as coisas e as pessoas só vão se tornar interessantes ou belas a partir do nosso olhar. Se eu vejo uma foto com o olhar positivo, encontrarei significados belos nela. No entanto, se a visão for negativa, vou achar aquela imagem agressiva, interpretando-a a partir do meu olhar de tristeza.
Por isso temos que ter muito cuidado ao acessar redes sociais e notícias na internet. Quem escreve ou posta uma foto pode estar fazendo com a intenção de mostrar exatamente o contrário do que ela pensa ou está sentindo. Infelizmente, a pseudo felicidade de uns traz a infelicidade aos outros. E o problema nunca está no outro, porque ele você não pode mudar, já você…