Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Por que transformar desejos em necessidades?

De imediato precisamos entender o que é um desejo e o que é uma necessidade. Desejar é querer algo, podendo ser um objeto ou não. Posso desejar um carro, uma casa, um celular ou ocupar um cargo, obter o título de mestre ou doutor, até quem sabe ser o prefeito da minha cidade. Desejos mudam com o tempo, ou seja, o que eu desejava há cinco anos, talvez não tenha mais vontade em ter hoje.

Já quando falamos em necessidade, pensamos em algo mais sério e que não podemos evitar. É realmente necessário! Dormir, alimentar-se, ter um lugar como moradia, ter saúde, tudo isso é imprescindível. A necessidade nos faz mover, movimentar, caminhar em busca de algo que necessitamos.

Para quem já estudou Marketing, compreender os conceitos de desejo e necessidade, é primordial para o entendimento da disciplina. Mas mesmo quem nunca estudou consegue entender o que significam. Um dos exemplos mais utilizados é a sede. Estou com sede, tenho necessidade de ingerir algum líquido. Se é necessidade, posso tomar um copo com água, se é desejo, posso tomar um refrigerante. Posso sentir fome e saciá-la comendo um pão (necessidade) ou posso matá-la com um pedaço de pizza (desejo).

Diante do exposto, por que precisamos então transformar nossos desejos em necessidades? Sócrates dizia a Agaton, no Banquete de Platão, que o amor é o desejo e que “todos aqueles que experimentam desejo, o experimentam por algo que não está disponibilizado ou presente”. Sendo assim, só desejamos o que não temos ou o que não somos. Caso contrário, não desejaríamos. Dessa forma, sempre vamos desejar algo, porque nunca vamos ter ou ser tudo.

Nesse sentido, o desejo é fugaz, efêmero, porque pode mudar, como dito antes. E a necessidade? A necessidade é mais forte, duradoura e precisamos dela para seguir vivendo. A ideia do Marketing é atender a todos, tanto quem necessita quanto quem deseja. Porém, transformar o desejo em necessidade é um dos grandes objetivos do Marketing, se não o maior. Por que o Marketing faz isso? Porque o desejo passa, mas a necessidade não. Matar a sede com um copo de água é mais barato que matá-la com um copo de refrigerante ou qualquer outra bebida, concordam? No entanto, o Marketing nos mostra o contrário, que comprar o refrigerante pode ser mais importante ou prazeroso que beber a água.

Na vida, também precisamos agir como o Marketing, ou seja, transformar desejos em necessidades. O desejo de cursar uma faculdade pode ser momentâneo, mas se transformarmos em necessidade, ele tomará forma, se tornará um projeto, um objetivo e nos moveremos com mais empenho para alcançá-lo. Imaginemos um sujeito que foi aprovado no vestibular em uma faculdade particular e vendeu seu único computador para poder pagar a matrícula. Em seguida, participou do processo seletivo para conseguir o FIES e obteve êxito. Hoje está formado e advogando. Essa pessoa encarou o curso superior como desejo ou necessidade? Certamente o curso era necessário para ele, porque se fosse um desejo talvez tivesse mudado de opinião ou ideia.

Trocar o desejo por necessidade vai fazer com que foquemos mais no objetivo, que levemos ele mais a sério, simplesmente pelo fato de que a nossa motivação se tornará um combustível mais poderoso para o alcance do desejo, agora não mais desejo, e sim necessidade. Que nossos sonhos possam se tornar realidades, ao transformarmos desejos em necessidades!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: