Nada! Poderia encerrar o texto aqui…Mas o nada pode significar tudo para algumas pessoas. Afinal de contas, esperar é ter paciência, e isso é uma virtude…ou não?
O ditado diz que “quem espera sempre alcança”. Alcança o que? Se esperamos por alguém ou que os outros tomem atitudes, poderemos aguardar a vida toda, pois como dizia Epicteto “existe apenas um único caminho para a liberdade – desprezar aquilo que não está sob o seu poder”. Então, esperar pelos outros não nos torna virtuosos, mas apenas escravos.
Em tempos de pandemia a regra é: “Use a máscara”! Mas muitos não a usam. Tiram-na da consciência e a colocam no queixo. É como aquele estudante que carrega alguns livros quando viaja – leva na bagagem para não levá-los na consciência. Contudo, não estou aqui para falar dos que quebram regras, e sim dos que a seguem, porque esperar pelo bom senso dos outros é sonho irrealizável.
Nessa perspectiva, não espero que ninguém faça nada de bom por mim, porque a frustração pode ser um efeito colateral muito grave, pior até mesmo que a expectativa do esperar. Sendo assim, não espero que o governo faça algo por mim, que o meu chefe me elogie, que os meus colegas de trabalho gostem de mim, que minha esposa me diga todos os dias que me ama. Não espero nada, porque assim não corro o risco de sofrer esperando…
Quem espera quase nunca alcança, mas quem age pode ser que consiga. No livro A felicidade, desesperadamente, André Comte-Sponville reforça esse pensamento quando diz que “não é a esperança que faz os heróis: é a coragem e a vontade”. Vontade de fazer a sua parte, o que lhe cabe fazer. Coragem para agir, mudar, realizar, sem esperar pela opinião ou ação dos outros. Ou o ensinamento de Sêneca: “Quando você desaprender de esperar, eu o ensinarei a querer”.
Lembram da história do beija-flor que tentava apagar o incêndio na floresta? Pois é…Se cada um fizer um pouco, sem esperar pelo outro, talvez o ambiente no qual compartilhamos esse negócio chamado vida, melhore. É uma alternativa.
E você, está fazendo a sua parte? Ou continua esperando pelos outros?