Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

O que te faz sofrer?

Antes de mais nada, esclareço que este texto não faz referência àquelas pessoas que sofrem por algum tipo de doença real, que nasceram com ou adquiriram determinadas patologias, e que por isso encontram-se em sofrimento.

Falo agora de sofrimentos causados por doenças imaginárias, daquelas que poderiam ser evitadas, se tivéssemos mais autoconhecimento, um pouco mais de maturidade ou mesmo se nos embrenhássemos pelas leituras de alguns filósofos.  

Não são necessários muitos exemplos, pois apenas um basta para compreendermos o quão sofremos desnecessariamente e o que é melhor, o remédio e a cura estão dentro de nós.

Vamos ao exemplo para reflexão: alguém te informa que outro alguém disse não gostar de você. Pergunto: Qual a sua reação? Questionará o informante o porquê? Procurará a outra pessoa diretamente para sanar a dúvida? Ficará remoendo esse assunto em casa ou com os amigos? Dormirá pensando no acontecido?

Penso que a maioria de nós sofrerá pensando na situação. Mas qual é a dor? Preocuparmos excessivamente com a opinião alheia. E qual é o remédio? Entendermos que a solução do problema está em nós e não nos outros. Se alguém não gosta de mim, o problema não é meu e sim do outro. Na mesma lógica, ninguém muda ninguém! E as pessoas sofrem com isso…

O pai quer mudar o caminho do filho. A esposa reza para que o marido mude de opinião. O empregador deseja que o empregado mude de atitude. Desejamos que as pessoas se tornem, pensem ou ajam como nós. Olhamos para elas e queremos vê-las como nosso espelho, mas não conseguimos mudá-las. Por isso dói saber que alguém não gosta de mim!

Sugiro então fazermos outro exercício para reflexão: valorizar o que somos e o que temos, apesar dos outros. Quem sabe assim conseguiremos seguir um dos ensinamentos de Shakespeare: “Sofremos muito com o pouco que nos falta e aproveitamos pouco o muito que temos”.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: